terça-feira, 6 de abril de 2010

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Diretores, Professores, Funcionários, Pais e Alunos. Toda comunidade escolar sofre com a questão da violência nas escolas e estão acuados e amedrontados frente a um problema que cresce dia após dia. As agressões ocorrem dentro e fora da escola. Constantemente repercutem na mídia casos de professores sendo agredidos por alunos. Em determinadas escolas a saída após as aulas se transformam em verdadeiros campos de batalhas, quando grupos rivais se enfrentam em brigas homéricas. O tráfico de drogas rola solto dentro e na porta das escolas como se fosse a coisa mais natural do mundo.


Diante de quadro de horror podemos concluir que faliram o estado, a sociedade e as leis. O que será desse país se o ambiente de onde se espera disseminar o processo educacional visando a formação de cidadãos cultos e sociáveis está tomado pela violência, tornando-o, portanto, inadequado para atingir o objetivo mais nobre de uma sociedade que é poder educar o seu povo.


Sem ambiente escolar adequado não teremos educação satisfatória. Com a educação precária teremos cada vez mais problemas sociais com o agravamento constante das condições já precárias da segurança pública. Ou resolvemos o problema da falta de segurança pública ou entregaremos de vez o país às hordas de bandidos, traficantes e todos os tipos de delinqüentes que se aproveitam da fragilidade do estado para se fortalecerem cada vez mais.


Já disse anteriormente que Segurança Pública é tão importante como é Saúde e Educação. Para virarmos o jogo contra a violência na sociedade e contra o crime organizado, a segurança pública deve ser tratada como ESTRATÉGIA DE ESTADO. Para isso é necessário que a sociedade reaja e incorpore o tema da segurança pública em suas prioridades a serem exigidas daqueles que disputarão cargos públicos nas próximas eleições, para que assumam o compromisso de trabalhar para reverter essa situação, sob pena de se não o fizer, comprometer o presente e o futuro de quem vive nesta nação.


A educação pede socorro. Se os poderes públicos tirarem a segurança pública da UTI a educação poderá ser salva, caso contrário todos estarão enfermos e moribundos, inclusive, a própria sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário