segunda-feira, 22 de março de 2010

Terra: Planeta Água

                 O mundo celebra nesta segunda-feira, 22, o Dia Mundial da Água. A comemoração teve início em 1993, por sugestão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, ONU. Nesta data, no ano anterior, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, com uma série de medidas e sugestões com objetivo de despertar a consciência ecológica da população e do poder público para a questão da água.

                 Em 2010, o tema escolhido para a comemoração é “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Em todo o Brasil estão previstas diversas atividades sobre a temática, visando à conscientização tanto das pessoas como também das instituições públicas e privadas para o uso racional da água.

                 A vida em nosso planeta somente é possível pela existência do oxigênio e da água. Se este recurso vital para a humanidade não for bem aproveitado e cuidado, passa a ser um grave problema para a saúde não somente de humanos, mas também para todos os seres vivos da terra.

                 “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Parece tão simples e tão óbvio que talvez nem precisasse instituir uma data específica para ser lembrado. Porém, fatores também elementares e básicos, porém fundamentais para um mundo melhor e saudável que são Educação e Respeito ao Meio Ambiente, nunca foram levados a sério como deveria ser. Seria ingenuidade pensar que somente Educação e Cultura Ambiental fossem suficientes para se obter a qualidade de vida sonhada pela grande maioria da população mundial. Acontece que também por conseqüência do poder econômico e da ganância incontrolável dos detentores dos meios de produção, que na maioria das vezes contam com a complacência de políticos inescrupulosos e incompetentes, rios, mares e lençóis freáticos são contaminados por resíduos que degradam a água e a natureza que dela depende para viver. Que progresso é esse que para produzir bens de consumo para melhorar e facilitar a vida das pessoas acaba por comprometer o que existe de mais importante para garantir a sobrevivência das espécies no planeta?

                O processo de conscientização é muito amplo e complexo, pois envolve interesses econômicos e políticos que devem ser conciliados em busca de equilíbrio econômico e sustentabilidade. Para que caminhemos rumo ao avanço social com qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, é necessário que todos os segmentos organizados da sociedade reflitam sobre o papel que cada um desempenha e a responsabilidade que cada um deve ter para si e para com os demais, pois o que está em jogo não são apenas os interesses econômicos ou políticos, mas sim, a vida desta e das futuras gerações.

                Responsabilidade empresarial/responsabilidade política. Esse binômio precisa acertar o passo, para que concomitantemente o mundo econômico possa produzir bens e serviços e políticos produzirem programas de políticas públicas que garantam à população educação suficiente para se tornarem zeladores do meio ambiente e da vida.



               O Planeta Água antecipadamente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário